O Tradicional Colégio Estadual Ruy Barbosa, com 65 anos de funcionamento, está situado a Av. Drº Bartolomeu Chaves, 63, email- rbarbosa.mutum@hotmail.com, fone (75) 36352177, INEP- 29234352, autorização 6930 do D.O de 23/07/85, com ideb de 2009 2,1, com 851 alunos foi fundado na antiga Rua da Linha, próxima a Estação Ferroviária, hoje APMIM. Segundo relatos, a escola foi fundada por pais que queriam implantar no município uma escola estadual e assim pediram a família Lanza que doasse o terreno para a construção do Colégio. Assim, a escola foi construída e nomeada por Ruy Barbosa em homenagem ao ilustre baiano Ruy Barbosa de Oliveira- Jurista e secretário de Educação na Bahia e Secretário da Fazenda no Brasil R/J.
Hoje, a referida escola oferece duas modalidades de ensino: o ensino fundamental II e o 3º tempo formativo. O Ruy Barbosa conta hoje com 26 professores, 1 coordenador pedagógico ( Maria Conceição Cerqueira), 3 gestores( Gestor- Claudineia Jesus Nascimento e vice-gestoras Leilla Carolina Almeida e Joselita Villasboas), 01 secretária (Adiles Almeida) e 25 funcionários.
O Colégio Estadual Ruy Barbosa apresenta estrutura física regular. São 08 salas de aula em boas condições de uso e uma sala de professor improvisada. Além disso, possui uma quadra descoberta, onde os alunos desenvolvem atividades como jogos e aulas de educação física. Conta também com um laboratório de informática com 20 (vinte) computadores em perfeito funcionamento, que serve para pesquisa e elaboração de trabalhos propostos por professores. Uma biblioteca que fica num espaço anexo da escola, já que não possui salas disponíveis para tal instalação na própria escola e ainda neste espaço anexo são realizadas oficinas do Projeto Percurso Educativo, uma proposta de dependência indicada pelo governo do estado.
Os alunos do Colégio Estadual Ruy Barbosa, em sua grande maioria são oriundos de famílias pertencentes à classe menos favorecida, moradoras na região periférica da zona urbana ou da zona rural. O perfil dos alunos muda de acordo com o turno de estudo: No matutino, os alunos em sua maioria são da zona rural, apresenta bom comportamento, enquanto no vespertino, os alunos são jovens violentos que exigem maior atenção da escola. Já no turno noturno, por ter o 3º Tempo Formativo, a escola passa a receber jovens e adultos, são estudantes trabalhadores que veem da zona rural como também da zona urbana.
As casas do entorno da escola são da classe alta da sociedade, que possuem saneamento básico. Todos possuem transporte para se locomover, suas casas são bem seguras, algumas com cercas elétricas. São pessoas que possuem, em sua maioria, plano de saúde, seus filhos moram e estudam na capital da Bahia.Outro fator relevante é que a cidade é cortada pela BR 420, fato que causa muito movimento de transporte e pessoas em frente à escola. além disso, o comercio local é bastante movimentado, sendo gerido em grande parte pelo cacau e funcionários públicos.
Nessa grande diversidade sócio-cultural, o Ruy Barbosa vem buscando formar cidadãos críticos aptos para conviver na sociedade através de projetos: I e II unidade – Meio Ambiente e III e IV- Ética e Cidadania.