Percurso Educativo


UM NOVO OLHAR PARA O PERCURSO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO


Alunos em aula de Campo

IDENTIFICAÇÃO

Nome da Unidade Escolar: Colégio Estadual Ruy Barbosa
Endereço: Av. Bartolomeu Chaves, n º 63 Centro , Cep: 45480.000, Mutuípe – BA
Telefax: (75) 3635-2177
Cadastro no MEC / INEP: 29234352
Autorização de funcionamento: Portaria 6930/85  D.O 23/07/1985 (Ensino Fundamental) e Portaria  16982/2009 D.O. 03/12/2009 (Ensino Médio- Tempo Formativo III- EJA)
Classificação IDEB – 2007: 2,1
Índice de aprovação 2009 (%): 52% ensino fundamental;
Índice de evasão 2009 (%): 08% ensino fundamental
Distorção idade X série (%): 66%
Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental, Ensino Médio – 3º Tempo Formativo
Quantitativo de alunos 2009: 920 alunos
Gestor: Claudinéia Jesus Nascimento
Vice-gestora - Matutino: Joselita Villasboas Tanajura Santos
Vice-gestora – Noturno: Leila Carolina N Almeida
Secretaria Escolar: Adiles da Silva Almeida
Professor Articulador - Projeto: Maria das Graças Oliveira Santos
Professor Articulador -
                 Área I – Linguagem Códigos e suas Tecnologias – Nelciene Guedes
                 Área II – Matemática e suas Tecnologias- Luciane Nery
                Área III – Ciências Humanas e suas Tecnologias- Marluce Silva
                        Área IV – Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Astibaldo Ferreira

Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental - 5 ª a 8 ª séries do ensino Fundamental
Período: Março a dezembro de 2010.


Alunos produzem  nas oficinas de Humanas
JUSTIFICATIVA

A Dependência escolar não vem acontecendo nesta unidade de ensino de forma satisfatória. Alunos desistem de cursar as disciplinas por não acompanharem  o desenvolvimento das aulas,  por não disporem de dois turnos para freqüentar a escola,  por morarem na zona rural e ter difícil acesso a escola, além de verem as provas como punição; tudo isso vem  acarretando assim um descontentamento  geral por parte de todos os envolvidos no processo educativo.
Pensando nesses problemas, vê-se a necessidade urgente de desenvolver  um  trabalho diferenciado tentando  diminuir a reprovação,  a evasão, a distorção série-idade sem comprometer a aprendizagem além de  respeitar a realidade sócio-cultural e econômica do aluno .
Nesse sentido O Colégio Estadual Ruy Barbosa se empenha na  implantação do Programa de Ressignificação do Sistema de Dependência com outros Tempos e Espaços de Aprendizagem sugerida pelo Governo do Estado,  possibilitando  aos educandos uma continuidade ao seu percurso educativo sem retenções, mas, que seja prazeroso e com qualidade.
Os alunos serão  agrupados para estudos interdisciplinares (dentro da área de conhecimento a qual sua disciplina está inserida) visando contribuir para a formação do cidadão.


OBJETIVOS

GERAL:
Ø  Promover um programa pedagógico  que possibilite a efetiva interação cognitiva com disciplinas da mesma área de conhecimento, proporcionado ao aluno uma visão mais ampla da realidade  e um percurso escolar  inclusivo e emancipatório.


Alunos assistem aula no Percurso Educativo

ESPECÍFICOS:
ü  Reduzir os índices de reprovação e evasão;
ü  Reduzir o número de alunos matriculados que superlota as salas de aula e dificulta o trabalho do professor;
ü  Elevar a auto-estima e o interesse pelo estudo;
ü  Proporcionar ao aluno com dificuldades de aprendizagem, condições de melhorar seu desempenho, através das aulas de “prevenção”, evitando assim cursar disciplinas em “dependência”.
ü  Promover a ressignificação do processo avaliativo visando superar os tradicionais exames escolares.
ü  Elaborar um currículo específico que contemple conteúdos significativos, metodologias inovadoras e práticas avaliativas que primem pelo crescimento global do educando;
ü  Garantir atualização permanente para enfrentar os avanços da sociedade.

METODOLOGIA

Os momentos programados para essa ressiginificação visam atividades contextualizadas através de praticas lúdicas, pois a  escola entende que, no processo de mediação social, os docentes precisam utilizar diferentes instrumentos e metodologias para garantir a construção do conhecimento novo pelo aluno. Ainda nesse processo, a relação teoria e prática se mostra necessária e indispensável.
Lista-se algumas metodologias:
  • Leitura e discussão de textos;
  • Alunos e a professora Marluce em trabalho de Campo.
  • Estudo dirigido;
  • Seminários;
  • Dramatizações;
  • Jogos didáticos;
  • Pesquisas dirigidas no laboratório de informática;
  • Estudos de casos (filmes, charges, tirinhas, vídeoclip).
  • Entrevistas
  • Palestras;
  • Jogos intercolegiais;
  • Visitas à museus e instituições;
  • Apresentações públicas de trabalhos
AVALIAÇÃO
Compreendendo a avaliação como parte do processo ensino-aprendizagem, que indica ao professor o momento de aprendizagem dos alunos e a necessidade de rever seu planejamento, adotar-se-á o seguinte processo de avaliação: Avaliar todas as atividades propostas;  Relatório dos estudos orientado;Estudo dirigido ; Atividades de classe e extraclasse ; Produção textual ; Pesquisas ; Entrevistas ;Painel informativo ; Jogos (autódromo) ; Avaliação individual e em grupo ; Apresentação de seminários; Portfólio; além da ficha de acompanhamento baseando-se sempre  no processo de dedicação , pesquisa, leitura, interpretação e evolução do aluno no processo de aquisição de conhecimento.

Oficina de Ciências da Natureza


Professor Astibaldo, educador na área de Ciências Naturais faz oficinas com os alunos do Percurso Educativo em Laboratório.








Oficina de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Professora Marluce propõe oficina  de Ciências Humanas aos alunos do Percurso.
Educandos  coloca mão o barro e produz!