Projetos


 

 

 

PROJETO MEIO AMBIENTE



ABERTURA DO PROJETO NO NOTURNO
                                                                                                                                      
1- Apresentação


A Educação Ambiental nunca teve uma política  bem definida aqui no Brasil, embora  a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país.

Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas a serem desenvolvidas o ensino fundamental.


2. Justificativa

As sociedades contemporâneas, diversamente das de séculos anteriores, são  marcadas por um processo de mudança celebre, que, por esse fato, ocorrem em espaços de tempo cada vez menores em uma quantidade cada vez maior.
De conseguinte, os sistemas de educação, em relação às necessidades concretas, que também acompanha o processo de mudança, revelam-se quase sempre anacrônicos, incapazes de estabelecerem uma sincronia entre problemas e soluções.
Essa situação, a anacronia do sistema  educacional, parece ser uma das cruciantes questões de educação das sociedades contemporâneas, que perseguem um sistema que assegure a otimização de uma tarefa essencial em suas destinações históricas.
A anacronia do sistema educacional, segundo esse entendimento, se manifesta especialmente no problema da qualidade do ensino, que se refere não apenas à eficácia do processo ensino-aprendizagem, mas sobretudo ao próprio conteúdo dessa aprendizagem.
Assim, a educação, como função social, alcança um nível aceitável de qualidade, quando, de fato, capacita a sociedade, individual e coletivamente, para a tarefa da própria sobrevivência e desenvolvimento.
Por certo, a solução para as dificuldades enfrentadas nesse sentido não será encontrada numa espécie de  “manual de receitas educacionais”, mas resultará necessariamente do esforço coletivo na busca de um caminho alternativo para adequar a tarefa educativa à sua imprescindível função social.
Para desenvolver essa tarefa, se faz necessário o acesso aos meios de comunicação, como por exemplo tv, rádio, jornal, revistas e livros, para que o aluno desenvolva um ponto crítico sobre a sua própria vida, que desenvolva a escrita, a fala e principalmente a leitura e  conhecimento de mudo.
Sendo assim, cabe ao professor e a família orientar os adolescentes para atividades lúdicas que dêem prazer e  tragam conhecimentos.
É nesse sentido que se desenvolve esse projeto; através de atividades lúdicas, conhecer e desvendar o meio ambiente em que vive, sentir-se sujeito do ambiente degradado.

OBRAS REALIZADAS APOS ESTUDOS DO PROJETO
3- Objetivos

Ø  Conscientizar os alunos sobre a importância do meio  ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Ø  Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive  e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
Ø  Desenvolver e estimular a criatividade;
Ø  Estimular a leitura e a escrita;
Ø  Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
Ø  Desenvolver a oralidade, a socialização;
Ø  Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

4- Público Alvo

Este projeto é destinado aos alunos do ensino fundamental do referido Colégio , assim também como toda a comunidade escolar e  sociedade local, as quais apoiarão as atividades previstas no projeto.



5- Duração

Este tem projeto tem a duração de  duas unidades ( I e II)


6- Metodologia

A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo,palestra.


7- Estratégias


Língua Portuguesa e Eixo 02 e 3: Inglês

Ø  Leitura de obras  que trate da questão do meio ambiente;
Ø  Conversa dirigida a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entendem por meio ambiente; a situação atual deste meio;
Ø  Pedir para que os alunos recontem a história utilizando a escrita e o desenho;
Ø  Propor aos alunos a confecção de um livro por turma, a partir da pesquisa realizada em ciências, feita por eles, onde irão apresentar através de textos e desenhos os problemas que agridem o meio ambiente e as possíveis soluções para esses problemas;

NOTURNO
Ø  Prudução de cordeis, poesias, poemas sobre meio ambiente e sua degradação
Ø  Prudução e apresentação de parodias
Ø  Texto teatral


Geografia:

Ø  Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
Ø  A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
Ø  Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/  que trata da questão da preservação do meio ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.
Ø   Construção da horta da escola.
Ø  Passeio ecológico ‘formas’ de degradação (erosão, voçorrocas, assoreamento.
NOTURNO
Ø  Construção de um mapa local no qual seja inserido os problemas do meio ambiente local.
Ø   Construção de embornal para distribuir nas padarias




Inglês:

Ø  Comentários sobre o vídeos;
Ø  Apresentação de um vídeo educativo que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;
Ø  Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados utilizando o vocabulário em inglês


Matemática :

Reciclando e Brincando com a Matemática – origame, simetria e mobly

Ø  Confecção de um boliche com garrafas de “pet”;
Ø  Cada aluno deverá levar uma garrafa de “pet” (garrafa plástica de refrigerante) para a confecção do boliche;
Ø  Cada um irá pintar sua garrafa com cores diferenciadas, pois cada cor corresponderá a um número;
Ø  Inicia o jogo;
Ø   Neste jogo pode ser trabalhada adição, subtração, quantidade.
Ø  Jogos: Dama, barralho, dominó e ábaco
 


Ciências


Ø  Proporcionar a turma um passeio pela cidade onde eles serão orientados a observar as areas de degradações que estão presentes  naquele meio ambiente ou em suas proximidades;
Ø  O que acontece com os seres vivos neste espaço- peixes, arvores, rio Jiquiriçá, etc.
Ø  Estudo do solo, plantas, animais, rio, lixo.
Ø  Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);
Ø  Pesquisar em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;
Ø  Socialização das construções e das pesquisas;
Ø  Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
Ø  O plantio de árvores na cidade
Ø  Pesquisa sobre as modificações que tem ocorrido no meio ambiente local (fauna e flora) e quais os fatores levaram a ocorrência dos mesmos.
Noturno

 Biologia- Produzir sacos de lixo p carro com came



História

Ø  Pesquisar como era Mutuípe antes da degradação ambiental;
Ø  Fazer um estudos de décadas sobre a evolução da degradação ambiental na nossa cidade
Ø   Fazer um túnel do tempo/ linha do tempo com a evolução da degradação ambiental
Ø  Investigação histórica em relação ao meio ambiente: o que tinhamos o que temos e o que queremos
Ø  No primeiro momento desta aula o professor irá propor a turma um trabalho de arte no qual será utilizado papel reciclado;
Ø  Maquetes
Ø  Entrevistas


Adicionar legenda
Arte e Educação Física

Ø  Apresentar a eles o texto da música de Chico César (Xote da Poluição) e falar um pouco sobre o autor;
Ø  Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;
Ø   Ouvir e cantar a música;
Ø  Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)
Ø  Pintura em telas de espaços degradados e não degradados. O professor apresenta alguns materiais que foram construídos com papel reciclado e explica para os alunos como se dá o processo de reciclagem de papel;
Ø  No primeiro momento desta aula o professor irá propor a turma um trabalho de arte no qual será utilizado papel reciclado;
Ø  O professor apresenta alguns materiais que foram construidos com papel reciclado e explica para os alunos como se dá o processo de reciclagem de papel;
Ø  Com os materiais, já previamente prontos, o professor juntamente com os alunos inicia o processo de reciclagem de papel;
Ø  Digitação do trabalho.
Ø  Depois de seco, papel reciclado, será usado para pinturas  e desenhos;
Ø  Maquetes
Ø  Apresentações

História

Ø  Evolução sócio-economica
Ø  Pesquisa de Mutuipe antes da degradação ambiental
Ø  Evolução da  degradação ambiental
Ø  O rio, campo urbano e rural em seu processo
Ø  Investigação histórica em relação ao meio ambiente; o que tínhamos, o que temos e o que queremos- noturno
Ø  Entrevistas; maquetes
Culminância

Ø  Feira do Meio Ambiente, onde os alunos irão apresentar e distribuir as cartilhas preparadas por eles e também fazer a exposição dos trabalhos construídos a partir de reciclagens.

8- Avaliação


Compreendendo a avaliação como parte do processo ensino-aprendizagem, que indica ao professor o momento de aprendizagem dos alunos e a necessidade de rever seu planejamento, adotaremos o seguinte processo de avaliação: Avaliar todas as atividades anteriormente proposta, baseando-se no processo de dedicação , pesquisa, leitura, interpretação e evolução do aluno no processo de aquisição de conhecimento.

9. Referencia Bibliográfica

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Paz e Terra S. A Rio de Janeiro,
23a. edição, 1999.







 COLEGIO ESTADUAL RUY BARBOSA LANÇA PROJETO: ETICA E CIDADANIA PARA ESTUDO DA III E IV UNDIADE





ÉTICA E CIDADANIA– CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA E NA SOCIEDADE



Apresentação

“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social".
(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)


Hoje em dia é assim: eu preciso, eu quero, eu vou. Cada vez mais a sociedade estimula crianças e adolescentes a ter atitudes individualistas, que passam bem longe da reflexão e da responsabilidade com o próximo. O jovem só se sensibiliza quando se sente parte de um grupo- a família, a turma da escola, a sociedade- e entende que, em cada um deles, sua presença e contribuição são importantes. Como a escola proporciona isso? Combinando o conteúdo curricular e a educação em valores e sentimentos, oferecendo aos alunos um caminho para reconhecerem a importância das atitudes positivas diante de si, dos outros e do mundo.
A educação em valores universais é a base da cidadania, pois desde cedo possibilita que as crianças saibam respeitar umas às outras, com suas diferenças raciais, religiosas e culturais. De um modo geral, educar para a cidadania implica na compreensão dos mecanismos geradores das injustiças sociais e ecológicas, pelas quais temos todos uma parcela maior ou menor de responsabilidade. Implica, também, rever a escola por meio das responsabilidades individuais e coletivas e do amor ao conhecimento.
Nossa missão é assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos capazes de atuar com sustentabilidade na modificação da sociedade, como fator imprescindível da transformação social.

O presente projeto é de grande importância, pois nós somos seres morais e as comunidades humanas sempre criaram sistemas de valores e normas morais para possibilitar a convivência social, porque somos seres não determinados pela natureza ou pelo destino/Deus. E no processo de conquista da liberdade e do nosso ser descobrimos a diferença entre o ser e dever-ser e a vontade de construir um futuro diferente e melhor do que o presente. Para esta construção não basta boas intenções, mas também um controle sobre os efeitos não intencionais das nossas ações e o conhecimento de que o questionamento moral pressupõe um conflito entre interesse imediato e a longo prazo e entre interesse particular e o da coletividade.

Se a educação é o esforço de sensibilizar e capacitar para a vida em sociedade, ela deve também adequar-se permanentemente a esses novos horizontes. Muitas vezes a educação está construída por um acúmulo de informações e normas que correspondem a épocas passadas e que pouco tem a dizer aos jovens, sempre mais abertos a novos problemas e com outra sensibilidade. Uma ética de liberdade e da responsabilidade convive mal e é bloqueada por uma educação autoritária e rotineira.

Justificativa



Na história do povo brasileiro nunca se falou tanto em cidadania e em direitos humanos como nas últimas décadas. Essa temática vem se constituindo em um dos focos de interesse de diferentes instâncias da sociedade: movimentos  sociais, meios de comunicação, partidos políticos, organizações sindicais.

Diante da importância do tema o projeto Ética e Cidadania  tem a finalidade de promover uma conscientização sobre o que é Ética e como ela influencia a cidadania e as noções de convívio social. Buscamos através dele proporcionar aos alunos condições de reflexão e vivências adequadas de atitudes morais e sócio-culturais, que em definição possam vir a melhorar futuramente sua vida pessoal e profissional como também o mundo em que eles vivem. O projeto ética e cidadania!" busca incentivar, por meio de atividades artísticas e lúdicas, bem como da interação entre escola e comunidade, o desenvolvimento de uma cultura ética entre os educandos, proporcionando-os momentos de reflexão sobre suas atitudes ou mesmo ausências. Os alunos terão oportunidade de conhecer e trabalhar conceitos como cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e autoestima, com apoio de uma metodologia desenvolvida por especialistas do instituto

Objetivos:
Geral:
 Fortalecer ações educativas fundamentadas nos princípios da ética, convivência democrática, inclusão social, em respeito aos direitos humanos e às diferenças, por meio de ações que envolvam a comunidade escolar.
Específicos:

ü  Desenvolver o senso crítico no que diz respeito às condições de exigências éticas do mundo contemporâneo;
ü   Proporcionar ao aluno a possibilidade refletir sobre a importância da afetividade, da ética e da cidadania na formação de pessoas felizes, seguras e capazes de conviver com os outros e com o planeta;
ü  Mostrar a relação ética e moral, a partir do contexto da educação, como condição fundamental para o constante querer fazer da educação;
ü  Intermediar a discussão sobre educação e cidadania, tendo em vista e efetivação do humano enquanto ser de relações;
ü  Incentivar o protagonismo de alunos, fundamentado na democracia e na justiça social;
ü  Reavivar os valores e os costumes passados.
ü  Dar possibilidades aos alunos a conviverem com respeito, honestidade e responsabilidade.
ü  Conscientizar os alunos sobre seu papel no mundo, dos valores, do ser e o ter;
ü  Ajudar na formação de cidadãos conscientes de suas potencialidades, conhecedores de seus direitos e responsabilidades


Publico alvo

Toda a comunidade escolar, alunos do fundamental II e 3º Tempo Formativo

Duração

O presente projeto será realizado na III e IV unidade deste ano letivo.

Metodologia

O presente projeto será desenvolvido com a atuação de toda comunidade escolar com o intuito de desenvolver no alunado valores éticos e o pleno exercício da cidadania.
Será desenvolvido com articulação das quatro áreas do conhecimento: área de linguagens e códigos, área de ciências da natureza e suas tecnologias e área de ciências humanas e suas tecnologias e área de matemática e suas tecnologias.
Realizaremos uma sensibilização da necessidade de execução com todos os segmentos da escola.



Estratégias

1.Lingua Portuguesa: Leitura de textos como:  Cada um tem sua parte ( conversando sobre deveres); Cidadãos do mundo ( construindo o futuro); Não estou sozinho (falando de convivência); vivendo em família (relações de afeto e conflito); Modos e maneiras (comportamento humano); Com licença? (aprendendo com convivência); E eu com isso? ( aprendendo sobre respeito); Deixa que eu faço ( aprendendo com responsabilidade); Não fui eu!
( aprendendo com honestidade); Moral e ética; Formação de cidadania; que falta de educação ( Isto é).
Leitura, interpretação, dramatizações, cartazes, vídeos, palestras interclasses, criação de panfletos, jornais e revistas.
2. Matemática- Jogos com normas e regras, xadrez
3. Ciências- Estudos sobre AIDS, DST, Aborto. Palestras, oficina sobre sexualidade,
4. Historia- , estudo histórico do racismo, discriminação, apartaid
5. Geografia- Pirataria, violência
6. Identidade e Cultura – Direitos Humanos, ECA
7. Ciencia e tecnologia - ECA
8. Inglês – Discriminação contra estrangeiros
9. Educação Fisica – Saúde pública
10. Educação artistica -
11. Filosofia – Origem da Democracia, Política X Cidadania, Partidos políticos imprescindíveis para a democracia, Direitos e deveres do Cidadão - Constituição Brasileira
12. Sociologia – Exclusão social, Violência urbana, Desemprego
13.Artes laborais -
14. Química – Textos de cunho social-ético-cultural: a química e a sociedade, cooperativismo e associativismo, um cenário da economia solidária; a química escondida na comida; produzir e consumir orgânicos, uma prova de amor; alimentos orgânicos; biotecnologia a serviço da vida; étivca ambiental: que “bicho é esse?” Contra frankensteins e aberrações, a Bioética!
- Vídeos, Pesquisas sobre drogas (componentes químicos) Palestras, dinâmicas; debates.
15. Física
16. Língua e literatura – Filme : Policarpo Quaresma Herói do Brasil





















Colégio Estadual Ruy Barbosa:


Projeto:
 ÉTICA E CIDADANIA– CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA E NA SOCIEDADE

Sub-projeto III Tempo Formativo:
FOLCLORE E FESTAS POPULARES:
REAVIVANDO NOSSA CULTURA COM ÉTICA


APRESENTAÇÃO

“Todo povo tem cultura!”
Sabemos que todo indivíduo é um ser social e como tal vive em sociedade relacionando-se com outras pessoas, aprendendo a ter limites, respeitando as diferenças e agindo com ética.
Agir com ética é respeitar as individualidades e crenças, assim é importante nesse momento que a escola crie uma atmosfera que propicie momentos de descontração/reflexão para que os alunos percebam a importância de valorização e transmissão de práticas folclóricas e de festas populares.
A escola como instituição responsável pela formação crítica e social dos indivíduos deve propiciar a reflexão desses movimentos para a cultura local, que faz parte de nosso patrimônio cultural, pois é na insignificância de nossas manifestações que encontramos a riqueza de seus povo, daí a importância de cultivarmos nossas manifestações culturais mantendo vivas nossas tradições para que as gerações futuras possam ter acesso as mesmas.


JUSTIFICATIVA

No mundo atual onde a tecnologia traz cada dia mais inovações, este projeto justifica-se pela necessidade de manutenção e rememoração de práticas culturais folclóricas bem como das festas populares como forma de transmissão entre gerações dessas manifestações culturais.
Ressaltando que enquanto indivíduos éticos temos a obrigação de respeitar as individualidades e traços culturais e religiosos de todos, assim a rememoração destas manifestações é uma forma de abraçar as diferenças compreendendo a história que cada uma dessas manifestações traz consigo, ressaltando que é a partir do conhecimento que aprendemos a valorizar, pois só valorizamos o que conhecemos.


 


OBJETIVOS
- GERAL:
Propiciar aos alunos a possibilidade de reavivar ou mesmo conhecer características do folclore e de festas populares, percebendo que ser ético é ser respeitador e mantenedor das diferenças, ressaltando a importância da cultura e suas manifestações para todas as sociedades.

- ESPECÍFICOS:
            - Permitir a reflexão a cerca da importância da cultura para o ser humano,
            - Propiciar o reconhecimento dos alunos enquanto cidadãos portadores de cultura.
            - Incentivar a participação dos alunos nas atividades culturais da sua comunidade,
            - Valorizar a cultura local e suas manifestações, ressaltando o respeito as diferenças,
            - Propiciar a compreensão existente entre ética, cultura e sociedade, percebendo que a existência de uma depende das demais.


PÚBLICO ALVO

Alunos do III Tempo Formativo


DURAÇÃO

III Unidade do Ano letivo

METODOLOGIA

O presente projeto será desenvolvido através da participação de toda a comunidade escolar do turno noturno, com o intuito de desenvolver nos alunos valores como o respeito a diferença e a tolerância para o pleno exercício da cidadania.
O projeto envolverá todas as áreas do conhecimento, havendo um momento de sensibilização ante todos os seguimentos.