Gestão

  
Gestão Democrática: Superando e Combatendo a Violência na Escola da Educação Básica

     Esse é o tema do PI (Projeto de Intervenção) elaborado pela Gestora Claudinéia Nascimento, como proposta do Curso de Especialização em Gestão Escolar pela UFBA.
      Esse projeto tem como objetivo  diminuir os atos de agressividade e violência no cotidiano do Colégio Estadual Ruy Barbosa.
      Para a execução deste Projeto, a Gestora propos algumas ações:

 
Ação
Responsável(is)
Prazo
Recurso(s) necessário(s)
Como esta ação contribui para alcançar o objetivo da intervenção?
Estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente para os pais dos alunos e para 02 alunos multiplicadores de cada turma
        EXECUTADO
Professores, gestores
30/09
Estatuto- ECA;
Os pais conhecerão até onde vão os direitos e deveres do adolescente, assim como o adolescente conhecerá melhor seus deveres na sociedade e na escola.
Palestra sobre saúde
        EXECUTADO
Professores, funcionários, gestores,comunidade local, estudantes da UFRB
 01 a 30/10
Cartazes, data-show, panfletos explicativos sobre o uso das drogas
Os alunos compreenderão o mal que as drogas causam para a saúde.
Atividades esportivas, lúdicas
        EM ANDAMENTO
Estudantes da UFRB, FAZAG, professores de educação física, comunidade local, gestores
01/09 a 17/12
Bolas, cordas, quadra
Alunos compreenderão como o esporte educa, além de perceberem a necessidade de ter uma vida saudável
Criação e execução do Blog sobre a violência na escola

       EM ANDAMENTO
Gestores e alunos
01/09 a 17/12
computadores
Alunos e professores farão leituras acerca da violência escolar no mundo, Brasil e Colégio Ruy Barbosa, além de poderem discutir os problemas que a violência causa no caráter do aluno.
Oficinas: Normas de Comportamento
       EXECUTADO
Gestores, alunos, psicólogos, professores, funcionários
01/10 a 30/11
Cartazes, tinta, cola, pincel, lápis de cor, hidrocor, paredes da escola.
Mudança de comportamento na escola e na sociedade
Sessão cinema

       EM ANDAMENTO
Gestores, funcionários, alunos, palestrantes
24/08 a  17/12
Televisão, DVD, filme.
Mudança de comportamento através de leituras e discussões de filmes.

Atividade de Campo
       EXECUTADO
Professores, gestores, alunos, comunidade local
Mês de novembro

Levar a escola a comunidade do Bairro da  Cajazeira  com panfletos sobre os tipos de violência e como evitá-los e fazer uma enquete com moradores do bairro  e  alunos sobre as causas da violência no bairro que interfere diretamente no comportamento do aluno na escola.
Alunos Monitores

       EM ANDAMENTO
Funcionários, alunos, professores e alunos e professores da Escola Municipal Lídio Santos
01/09 a 17/12
Laboratório de Informática, datashow.
Os alunos do Ruy Barbosa se sentirão parte integrante da escola e responsáveis pela aquisição de conhecimento de alunos do Lídio Santos.
Rádio na Escola
        EM ANDAMENTO
Funcionários, alunos, professores  e gestores
 30/09 a 17/12
Caixa de som, mesa de som, microfones.
Os alunos se sentirão responsáveis pela escola e pelo trabalho que realiza, diminuindo assim o tempo vago propicio a agressões e violência.


Bons Momentos da execução da ações

Alunos vão às ruas na Semana do Trânsito

Alunos do Ruy Barbosa são Monitores
Sessão Cinema


Palestra sobre comportamento na escola e na sociedade

Alunos estudam o Estatuto da Criança e do Adolescente





Palestra sobre a importancia do Esporte na vida do Adolescente










Atividades Esportivas e lúdicas








Atividade de Campo. Alunos conversam nas ruas
da cidade sobre atos de cidadania.




Atividades Lúdicas
aula de Teatro










Alunas apresentam peça sobre Violência

Palestra de Saúde e logo depois.... aula prática!



Pais participam das discussões sobre o estatuto da Criança e do adolescente















 Equipe GESTORA  participa do PROGESTÃO

 

O aperfeiçoamento dos gestores escolares é uma necessidade permanente para a oferta de serviços
Encontro de abertura do PROGESTÃO
educacionais cada vez melhores. A capacitação continuada desses dirigentes visa tornar a gestão mais qualificada e participativa, com a presença ativa das comunidades escolar e local no cotidiano da escola. Para atingir esse intento, é necessário adotar métodos inovadores que contribuam para o fortalecimento da gestão democrática na escola.
Por esta razão, a Secretaria da Educação retoma o Programa de Capacitação a Distância para Gestores
Escolares (PROGESTÃO), na intenção de envolver, por um lado, os gestores das escolas da rede estadual de ensino e, por outro lado, gestores escolares das redes municipais que solicitam a adesão por meio da parceria estabelecida entre a SEC/SUPAV, via Programa de Apoio à Educação Municipal (PROAM).
Dinamica de abertura no Pedro Calmom- Amargosa-BA
O curso tem a duração equivalente a 300 horas/aula e conta com um material didático de excelente qualidade, composto por módulos que apresentam textos atrativos e interessantes. Os módulos foram elaborados para proporcionar aos gestores-cursistas uma formação agradável e enriquecedora, por meio de leituras que serão produzidas durante os estudos presenciais e não-presenciais. O público alvo é a equipe gestora e a representação do Colegiado Escolar da Rede Estadual de Ensino, além dos gestores das escolas cujos municípios tenham aderido ao Programa.
O PROGESTÃO concebe o trabalho dos gestores escolares como um processo dinâmico e permanente. Nesse sentido, este programa tem como diretriz central realizar atividades que permitam o estabelecimento de vínculos entre as situações de aprendizagem oferecidas e a prática cotidiana nas escolas. Visa também proporcionar oportunidade de vivências voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, necessárias para a atuação em gestão escolar.
Expectativas do curso do PROGESTÃO
Assim, a proposta do PROGESTÃO fundamenta-se na formação de lideranças comprometidas com a construção de um processo de gestão democrática, com base na metodologia de ação-reflexão-ação, do aprender fazendo e da resolução de problemas a serem levantados durante a realização dos cursos.










Claudinéia, Leila Carolina, Joselita, Zenilda, Conceição e Adiles estudarão os seguintes módulos:

Módulo I- Como articular a função social da escola com as especificidades/demandas da   comunidade?

Modulo II- Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?
Modulo III-Como promover a construção coletiva do Projeto Pedagógico da Escola?
Módulo IV-Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola?
Módulo V-Como construir e desenvolver os princípios de convivência democrática na escola?
Modulo VI- Como gerenciar os recursos financeiros?
Módulo VII-Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola?
Módulo VIII-Como desenvolver a gestão dos servidores na escola?
Módulo IX- Como avaliar o desempenho institucional da escola?
Módulo X- Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação
para a melhoria do desempenho?