Linguagens

Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionados, sonoros, gráficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies de linguagem: visual, auditiva, tátil, etc., ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos.[1][2] Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos de comunicação, ideias, significados e pensamentos. Embora os animais também se comuniquem, a linguagem verbal pertence apenas ao Homem



PROFESSORA NELCIENE  LEVA ALUNOS À RUA PARA DISTRIBUIR CARTILHAS DE EDUCAÇÃO NO TRANSITO.

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO. MOSTRE QUE VOCÊ TEM.
18 à 25 de setembro : Semana Nacional do Trânsito.

Art. 138 - O condutor de veículo destinado à condução
de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:
I - ter idade superior a vinte e um anos;
II - ser habilitado na categoria D;
III - (VETADO)
IV - não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima,
ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses;
V - ser aprovado em curso especializado, nos termos
da regulamentação do CONTRAN.( Conselho Nacional de Trânsito)
SAIBA MAIS:
  • TRÂNSITO – é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, para circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga  (§1º), CTB:
  • É obrigatório o condutor ter sempre as mãos a carteira de motorista – CNH – e também o documento do veículo – CRLV, totalmente atualizados;
  • Dirigir sobre efeito de álcool ou outra substância psicoativa ou que gere dependência ( Art. 165) é infração gravíssima, ganhando 7 pontos na carteira;
  • Não utilizar o cinto de segurança condutor e passageiros (Art.167), é infração grave, ganhado 5 pontos na carteira;
  • Dirigir com apenas uma das mãos, com fones de ouvido ou usando celular (Art.252), é infração média, ganhando 4 pontos na carteira;
  • Dirigir sem ser habilitado é CRIME. (Art. 162,163,164), é infração gravíssima, ganhando 7 pontos na carteira;
  • È DEVER do cidadão no Trânsito: Transitar sem constituir perigo ou obstáculo para os demais elementos do Trânsito (Art. 26 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro).
  • É DIREITO do cidadão no Trânsito: Utilizar vias seguras e sinalizadas. Cobrar das autoridades a EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO (Art.74), que é prioridade definida pelo CTB.
  • Condutor deve usar sempre as luzes de direção indicando as manobras que irá fazer;
  • É PROIBIDO AO MOTORISTA PARAR E ESTACIONAR:
ü  Em locais e horários não permitidos; Em fila dupla; Sobre calçadas ou canteiros;
ü  Sobre faixas de segurança e em esquinas; Na contramão; A mais de 50 centímetros da calçada.
SEJA UM MOTORISTA – CONDUTOR - DEFENSIVO!
VAMOS CONSTRUIR UM TRÂNSITO MAIS SEGURO!













CERB - Colégio Estadual Ruy Barbosa
Produção de texto da Olimpíada de Língua Portuguesa
Aluna: Patrícia de Jesus Silva
Turma: 8ª C
Professora: Nelciene dos Santos Guedes
Gênero Textual: Crônica
Temática: política


O DESCASO POLÍTICO


Como o Brasil, um país tão bonito, com maravilhosas paisagens, uma cultura diversificada e pessoas tão alegres e simpáticas pode ser tão mal estruturado?
Como pode uma pessoa escolhida pelo povo para ser seu representante no congresso, roubar o dinheiro das pessoas que lhe elegeu, e ficar por isso mesmo? Isso virou moda, não é? Afinal, tem até ministros e deputados colocando o dinheiro público na cueca. E dizendo que é para comprar pizza!
O ministro acusado de roubar o dinheiro público ao ser entrevistado por um jornal do Estado de São Paulo, seu advogado confirmou que o dinheiro era para comprar pizza para amigos no congresso.
Comprar pizza? Como é que alguém subtrai o dinheiro que deveria ser utilizado para fins públicos e nobres para comprar pizza? Sabendo que o país tem vários problemas como: má distribuição de renda, péssima qualidade de ensino o que torna a educação insuficiente para os nossos jovens, falta de estruturas básicas em várias cidades e alto índice de desemprego, entre outros problemas.
De Norte a Sul, Leste a Oeste. Sempre tem algum político de olho em nosso dinheiro. E uma das estratégias para isso é colocando em cargos públicos familiares e amigos, que ocupam o espaço de quem estudou e se preparou para exercer estes cargos.
O presidente da Câmara de vereadores do Rio Grande do Sul foi acusado de fazer viagens com toda a família. Sabe quem bancou a viagem? Todos os custos foram pagos com o dinheiro dos cofres públicos. Claro que fui eu, você, todos os brasileiros!
Estes políticos pensam que podem fazer o que bem querem com o nosso congresso, na assembléia e na câmara. Você não concorda que excelentíssimo presidente: Luis Inácio Lula da Silva deveria escolher melhor os ministros? Pois é um absurdo no “país do futebol” isso acontecer. Em vez de se preparar para a copa de 2014 e atender as necessidades da população já citadas anteriormente, o dinheiro retorna para os ministros, deputados, prefeitos e vereadores. É a ciranda do dinheiro público em Brasília.
Acredito que estamos vivendo um descaso político! E você leitor?