sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Alunos do Colegio Estadual Ruy Barbosa  visitam e participam do II Festival de Arte e Cultura de Mutuipe.
É o Ruy Barbosa buscando parceria  entre  escola-comunidade.

Ações para tentar amenizar o indice de violencia entre os alunos do Ruy Barbosa

Aluna de Educação Fisica da FAZAG faz palestra sobre a importancia do esporte na saúde e na vida dos jovens como também, oficinas com os alunos do Ruy Barbosa.









Alunos praticam atividades ludicas

Professora Nelciene vai às ruas com os alunos da 8ª série para distribuir panfletos sobre educação no trânsito.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Alunos participam do SBPC

Alunos participam do SBPC- SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO RECÔNCAVO
Local
Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cep: 44380-000 Cruz das Almas, Bahia, Brasil.

Público-alvo
Estudantes e professores universitários, estudantes e professores do ensino médio e fundamental, pesquisadores de diferentes institutos de pesquisa do Brasil, gestores de ensino, educadores e o público em geral.

Sobre a SBPC

Fundada há mais de 60 anos, em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País. Reúne representantes de todas as áreas da ciência para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.
Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Possui cerca de 80 sociedades científicas associadas e mais de 2 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e amigos da ciência. Mantém vários projetos nacionais de publicação e divulgação científica, tanto dirigida para o público de pesquisadores seniores, quanto a alunos do ensino fundamental.
A SBPC organiza dois tipos de reuniões: a Reunião Anual sempre no mês de julho em diferentes pontos do país e em geral nas capitais, e as Reuniões Regionais em cidades de pequeno e médio porte, com a temática mais específica e em diferentes períodos do ano.
A Reunião Anual, que reúne milhares de participantes, é um dos principais eventos científicos do Brasil. Realizada com a participação das sociedades científicas associadas, o evento é um fórum de debate das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I), e um meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento.
As Reuniões Regionais, que são realizadas em diferentes partes do país foram criadas com o propósito de reunir professores do ensino básico, estudantes de graduação e pós-graduação e a população em geral para um amplo debate sobre os temas relacionados ao universo científico, especialmente para a região onde ocorre. Tem como objetivo elaborar estratégias para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico da região promotora do evento com uma programação que contempla temas relacionados às questões locais que serão debatidos durante todo o encontro, concentrando discussões sobre o desenvolvimento sustentável da região, sob a ótica da ciência e tecnologia.
Neste contexto, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) hospedará a Reunião Regional da SBPC em 2010, quando estará realizando concomitantemente as quartas edições do Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia, do Seminário Estudantil de Pesquisa da UFRB e do Seminário da Pós-Graduação da UFRB.
Os eventos farão parte das comemorações do quinto ano de criação da UFRB e contarão com a parceria de diferentes instituições públicas e privadas da região do recôncavo baiano, estado da Bahia e Nordeste do Brasil.
Os Objetivos
            Congregar estudantes, professores e pesquisadores das instituições de ensino superior, ensino médio e fundamental, institutos de pesquisa e o público em geral, promovendo a difusão e estimulando o debate a respeito das atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas em âmbito nacional e especificamente no Recôncavo Baiano. O objetivo é elaborar estratégias para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico da região promotora do evento com uma programação que contempla temas relacionados às questões locais, concentrando discussões sobre o desenvolvimento sustentável da região, sob a ótica da ciência e tecnologia.
Aluna participa da oficina de capoeira

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Escola Ruy Barbosa em ação

Várias atividades estão sendo realizadas em função de diminuir o índice de Violência no Ruy Barbosa. Alunos já são monitores em laboratórios de informática nas atividades que a comunidade desenvolve na escola. Além de participarem de oficinas de esporte para desenvolver o espirito do trabalho coletivo, assim como a boa conduta na escola e na sociedade.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Vídeo do Projeto de Capoeira realizado pelo Prof. Valter Coreia e Novly